Durante a leitura da segunda aula deparei-me com os seguintes questionamentos acerca do trabalho do professor nestes novos tempos, e gostaria de compartilhar aqui as minhas reflexões:
Reflexão
Vocês já pararam para pensar como será a relação de
trabalho nestes novos tempos e espaços de ensinar?
Tenho pensado sobre as relações de trabalho nestes novos tempos e espaços de ensinar, as relações estão mudadas, mas creio que é uma nova roupagem, mas no cerne, continua a mesma.
Mesmo que os professores não precisem mais se deslocar para dar aulas, nem os alunos para assistir-las, e que a sala de aula seja virtual, podendo ser acessada de vários locais e em momentos distintos, ainda existe a relação professor-aluno, e creio que sempre existirá, pois o que seria de nós sem nossos mestres?
Como pensar em aprendizagem, sem um professor, mesmo que agora o nome seja outro?
Como será a aprendizagem nestes novos espaços e tempos?
A aprendizagem nesses novos tempos tende a ser mais democrática, pois com a EaD, as distâncias são encurtadas e a flexibilidade dos horários permite que pessoas que antes não poderiam estudar devido a incompatibilidade de horários, agora possam estudar e os alunos devem aprender a ser mais compromissados, pois na EaD, o interesse do alunos é fator primordial para seu sucesso!
Os autores Mill e Fidalgo (2006), também questionam: Que transformações podem ser observadas no trabalho do educador quando os processos pedagógicos são estabelecidos por meio de tecnologias virtuais?
O papel do professor também muda, já comentei sobre isso em postagens anteriores.
Como as mudanças nos tempos e espaços introduzidos pelos processos pedagógicos virtuais podem influenciar o trabalho docente?
Creio que essas mudanças são benéficas e devem ser utilizadas a favor dos alunos e professores, mas precisam ser corretamente exploradas, pois com o espaço virtual surgem novos recursos pedagógicos que se bem explorados podem refletir positivamente na aprendizagem dos alunos.
E você? Como trabalha com o tempo e o espaço nas atividades de tutoria?
Procuro dar uma certa liberdade para meus alunos, mas sempre estou incentivando a sua participação e propondo atividades nos fóruns para manter a presença dos alunos e o interesse pelas discussões. Sempre envio mensagens de incentivo e algumas de cobrança para que eles não se acomodem no decorrer do curso, nem se afastem do ambiente virtual. Procuro sempre levar novas informações e novidades,encorajando os alunos a extrapolar os conteúdos das aulas e buscarem novam fontes de pesquisa e conhecimento.
Concluo a reflexão de hoje com o pensamento de Paulo Freire:
" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Tenho pensado sobre as relações de trabalho nestes novos tempos e espaços de ensinar, as relações estão mudadas, mas creio que é uma nova roupagem, mas no cerne, continua a mesma.
Mesmo que os professores não precisem mais se deslocar para dar aulas, nem os alunos para assistir-las, e que a sala de aula seja virtual, podendo ser acessada de vários locais e em momentos distintos, ainda existe a relação professor-aluno, e creio que sempre existirá, pois o que seria de nós sem nossos mestres?
Como pensar em aprendizagem, sem um professor, mesmo que agora o nome seja outro?
Como será a aprendizagem nestes novos espaços e tempos?
A aprendizagem nesses novos tempos tende a ser mais democrática, pois com a EaD, as distâncias são encurtadas e a flexibilidade dos horários permite que pessoas que antes não poderiam estudar devido a incompatibilidade de horários, agora possam estudar e os alunos devem aprender a ser mais compromissados, pois na EaD, o interesse do alunos é fator primordial para seu sucesso!
Os autores Mill e Fidalgo (2006), também questionam: Que transformações podem ser observadas no trabalho do educador quando os processos pedagógicos são estabelecidos por meio de tecnologias virtuais?
O papel do professor também muda, já comentei sobre isso em postagens anteriores.
Como as mudanças nos tempos e espaços introduzidos pelos processos pedagógicos virtuais podem influenciar o trabalho docente?
Creio que essas mudanças são benéficas e devem ser utilizadas a favor dos alunos e professores, mas precisam ser corretamente exploradas, pois com o espaço virtual surgem novos recursos pedagógicos que se bem explorados podem refletir positivamente na aprendizagem dos alunos.
E você? Como trabalha com o tempo e o espaço nas atividades de tutoria?
Procuro dar uma certa liberdade para meus alunos, mas sempre estou incentivando a sua participação e propondo atividades nos fóruns para manter a presença dos alunos e o interesse pelas discussões. Sempre envio mensagens de incentivo e algumas de cobrança para que eles não se acomodem no decorrer do curso, nem se afastem do ambiente virtual. Procuro sempre levar novas informações e novidades,encorajando os alunos a extrapolar os conteúdos das aulas e buscarem novam fontes de pesquisa e conhecimento.
Concluo a reflexão de hoje com o pensamento de Paulo Freire:
" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Nenhum comentário:
Postar um comentário