domingo, 30 de setembro de 2012

Reflexão sobre a prática docente



Quanto à reflexão sobre a prática docente (como contexto para o uso de um blog, ou outro recurso escolhido pelo cursista para registro "Diário de Bordo";

a) "Você já parou para pensar e refletir sobre suas ações docentes?";
Com certeza, e várias vezes. Creio que não de pode realizar bem uma atividade, qualquer que seja, sem a devida reflexão e planejamento de suas ações, na prática docente não é diferente, precisamos estar em constante processo de reflexão.
b) "Já fez registros de experiências como professor?";               
Não, essa é a primeira vez.        
c) "Quantos pensamentos interessantes temos ao longo do dia, mas esquecemos de registrar?";
Ao logo do dia, vários são os pensamentos interessantes que, quando não fazemos anotações, deixamos esquecidos em algum lugar de nossa memória. Daí a importância dos registros, tenho percebido isso com o blog. Tem ajudado bastante.
d) "Que tal começar relatando sua primeira experiência como tutor? [Relate sensações, experiências, e acontecimentos. Tente utilizar os recursos do blog (imagens, vídeos, links)]";
A minha primeira experiência como tutora foi no curso de Educação Ambiental, já havia trabalho antes como orientadora de EaD, por isso estava mais tranquila, mas a tutoria sem dúvidas exige uma dedicação maior que a da orientação, uma vez que na orientação seu trabalho vai depender do trabalho do aluno,se ele postar as atividades do TC, você corrige, pode incentivá-lo, mas só isso. Já na tutoria, são vários os papéis a serem desempenhados, a proximidade com os alunos é maior, temos os chat´s, onde temos a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, os fóruns, as aulas, tudo é diferente.
Gostei muito dessa experiência, foi muito prazerosa e desafiadora, mas como tudo tem seus dois lados, um dos principais problemas enfrentados foi a questão da evasão da turma, mesmo mediante as ligações que fazíamos semanalmente os alunos evadiram em grande número e isso é um pouco frustrante, pois por vezes pensava: - Mas o que estou fazendo de errado? O consolo vinha por parte de outros colegas tutores que partilhavam suas experiências e relatavam casos parecidos.

Quanto ao vídeo do carpinteiro;             

e) "Como você agiria em situação parecida com a do carpinteiro?";   
Tudo que faço na minha vida, procuro fazer da melhor forma possível, mesmo quando me sinto desestimulada e desanimada, aprendi que se lhe é dada uma tarefa ela deve ser cumprida da melhor maneira possível, sempre me empenho e me doou ao máximo, buscando a excelência no que faço, desta forma, creio que quando o patrão me chamasse para construir a última casa, faria como se fosse a primeira, pois as pessoas que nela irão morar não tem culpa de como esteja me sentindo e merecem o melhor, sempre.

f) "Como o vídeo se relaciona com o trabalho do tutor?";
No vídeo é apresentado um trabalhador, assim como o tutor, que na sua luta cotidiana se vê desanimado e desestimulado, assim também pode acontecer conosco, tutores, uma vez que nosso ofício, exige bastante de nós, mas mesmo desanimados não devemos perder o foco, desta forma poderemos a partir da troca nos reanimar e seguir em frente.
g) "Que atividades são relevantes no trabalho do tutor?";

h) "O que é preciso o tutor fazer em cada momento?

- O que fazer antes de começar a disciplina?
É preciso conhecer as aulas, seu conteúdo, refletir acerca da melhor forma de facilitar a aprendizagem dos alunos.
- Durante a disciplina em situações de fórum?
Acompanhar as postagens dos alunos e mediar algumas discussões, fomentar outras, incentivar a participação dos alunos.
- Durante a disciplina em situações de mensagem?
Enviar mensagens de incentivo e, em alguns momentos de cobrança, mas sempre incentivando-os e mostrando a importância da participação no curso para seu crescimento profissional e pessoal.
- Durante a disciplina em situações de chat?
Agendar as datas e horários dos chat´s com antecedência  e sempre buscando contemplar as necessidades dos alunos. Durante o chat buscar promover um debate acerca do assunto do chat, atuando como líder,mediador e incentivador do debate, buscando sempre descentralizar as discussões e evitar que alguns cursistas não participem das mesmas.
- Ao final da disciplina?"
Ser pontual na entrega das notas e manter os alunos informados acerca da dinâmica de encerramento da disciplina, sendo cordial e atenciosa.

Para finalizar essa postagem segue O TERMO DE COMPROMISSO DO TUTOR DE EaD:


Termo de Compromisso do tutor de EAD

Quanto ao desenvolvimento da autonomia do aluno, tão importante para o processo de aprendizagem na EAD, comprometo-me a:

• Não oferecer respostas prontas orientando e estimulando meu aluno a encontrar suas próprias respostas.
• Apoiar sempre meu aluno fazendo-o entender como se dá aprendizagem em EAD, inclusive minha atuação enquanto tutora.
• Instigar o aluno com questões estimulantes.
• Conhecer o perfil do aluno e contextualizar os conteúdos de acordo com seus interesses, crenças e gostos pessoais, estimulando assim a sua participação nos debates.
• Estimular o aluno a justificar seu argumento;
• Controlar as discussões, evitando que as mesmas sigam caminhos contrários ao do tema proposto;
• Indicar outras fontes bibliográficas.
• Ajudar os alunos a superar dúvidas e limitações;
• Estimular a autonomia.
• Promover a interatividade.
• Perceber o silêncio virtual e incentivar a participação do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário